Em votação tensa e conturbada, Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado - PORTAL ANGÉLICA - Seu Portal de Notícias

22º min
29º min


Em votação tensa e conturbada, Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado

Com a maior bancada no Senado, MDB perde a cadeira da presidência

Publicado em: 02/02/2019 às 18h45

- correio do estado

Davi Alcolumbre é o novo presidente do Senado Federal - Foto: Foto: Geraldo Magela/ Agência Senado

Em votação tensa e conturbada, o senador Davi Alcolumbre (DEM/AP) é o novo presidente do Senado Federal. Ele teve 42 votos, enquanto Renan Calheiros (MDB/AL) conquistou cinco votos, dos 81 senadores.

A sessão que começou às 11h45 no horário de Brasília, acabou por volta das 19h. Foram feitas duas votações, pois na primeira foram contabilizados 82 cédulas, uma a mais do que o número de senadores.

Davi teve 42 votos, enquanto Renan teve cinco; Fernando Collor (Pros/AL) teve três votos; Esperidião Amin (PP/SC) conquistou treze votos; Reguffe (Sem Partido/DF) teve seis votos; Angelo Coronel (PSD/BA) conquistou oito votos.

Não tiveram votos em branco e foram contabilzadas 77 cédulas. O movimento anti-Renan, dos próprios senadores, fez com que o veterano não voltasse à presidência. Ele tentava a cadeira de chefe pela quarta vez.

Renan chegou a disputar internamente com Simone Tebet a candidatura do MDB, e a senadora perdeu por sete votos a cinco para o veterano. Ela lançou sua candidatura avulsa, mas desistiu pouco depois e declarou voto ao Davi.

Com a vitória do democrata, o MDB, dona da maior bancada da Casa de Leis, perde a cadeira da presidência. Davi agradeceu ao senador Álvaro Dias (Podemos/PR) e a senadora Simone Tebet, por retirarem suas candidaturas e o apoiarem.