Embaixador da Indonésia prevê volta de importação de carne brasileira até o fim do ano - PORTAL ANGÉLICA - Seu Portal de Notícias

19º min
27º min


Embaixador da Indonésia prevê volta de importação de carne brasileira até o fim do ano

Publicado em: 10/08/2019 às 06h30

- ruralnewsms

O embaixador da Indonésia no Brasil, Edi Yusup, afirmou que o país do sudoeste da Ásia deve retomar a importação de carne bovina in natura brasileira até o fim deste ano. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, já havia discutido o assunto com o ministro da Agricultura da Indonésia, Amaran Sulaiman, durante viagem oficial realizada em maio.


De acordo com o diplomata indonésio a retomada das compras depende de aspectos burocráticos, como a mudança da legislação sanitária em vigor no país. Atualmente a Indonésia só compra proteína animal de países livres de febre aftosa, por enquanto o Brasil tem zonas livres da doença e não todo o território nacional. “Estamos aguardando a mudança nessa normativa, que levará em conta zonas livre da doença e não países. Assim, poderemos comprar carne bovina brasileira oriunda dessa região”, disse Edi Yusup.


Ainda segundo o diplomata, todas as vistorias e visitas técnicas de inspeções aos frigoríficos brasileiros foram concluídas em novembro do ano passado por uma equipe do governo indonésio. “Atestamos as zonas livres da doença e a adequação ao sistema halal”, disse.


Outro ponto destacado foi em relação a agricultura brasileira, que de acordo com o diplomata, a tecnologia agrícola no Brasil é muito avançada. “Espero que possamos aprender com Brasil para melhorar nossa produtividade, especialmente na fruticultura e poder, futuramente, vender frutas específicas ao mercado brasileiro”, finalizou.