Índice de recuperação de veículos roubados e furtados aumenta 175% no Vale do Ivinhema

Denúncias e ações ostensivas contribuem para maior êxito da polícia


Dados apresentados pelo comando do 8° Batalhão de Polícia Militar, que atende seis municípios e distritos do Vale do Ivinhema, revelam que o índice de recuperação de veículos roubados e furtados aumentou 175% no mês de agosto em relação ao mês anterior.

O Jornal da Nova teve acesso aos números relacionados ao trabalho ostensivo da Polícia Militar, comparativo dos últimos dois meses (julho e agosto) no tocante ao trabalho de prevenção e fiscalização do trânsito, ronda escolar e palestras de conscientização sobre violência da mulher.

De maneira geral, a polícia obteve êxito em todas as frentes de atuação. Os resultados podem ser medidos a partir de estatísticas e da sensação de segurança e tranquilidade em todos os municípios.  Somente no mês de agosto ocorreram 3.782 abordagens, um acréscimo de 8% em relação ao mês anterior.

Os dados comparativos apontam que 11 veículos, produto de roubo ou furto, foram recuperados, um aumento de 175%. De acordo com o comandante, tenente-coronel André Henrique de Deus Macedo, o aumento na recuperação está relacionado em mais denúncias e informações repassadas pela população, o que contribui para a eficácia das ações de policiamento.

“Nosso índice de recuperação vem aumentando. É o efeito das blitzes, das barreiras, das operações de trânsito e também efeito das pessoas ligarem para o 190, passando rápido a informação, dando características corretas. Tudo isso facilita o trabalho da polícia”, analisa o comandante.

O comandante observou ainda que tem conhecimento de que muitos reclamam das blitzes, mas considera essas operações importantes no combate ao crime.

Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel André Henrique de Deus Macedo - Foto: Jornal da Nova

“Sabemos que a maioria não gosta, que traz transtornos ao trânsito, mas as blitzes têm surtido efeito. Pessoas com mandado de prisão, drogas, armas, carro roubados estão detidas e os veículos recuperados”, avaliou.

Demais estatísticas também impressionam de forma positiva

Já o número de foragidos capturados chegou a 32, um aumento de 100%. Também foram registradas 113 pessoas detidas, o que representa 32% de acréscimo em relação a julho passado.

A fiscalização de trânsito também foi intensificada com vistas à melhoria da fluidez no trânsito e a segurança dos transeuntes, resultando numa diminuição de 24% no número de acidentes. A atuação da equipe de Policiamento de Trânsito ainda resultou na remoção de 35 veículos das ruas, o que representa um crescimento de 120%. Soma-se a essas estatísticas as abordagens preventivas ao longo do período.

Todas as escolas dos municípios foram atendidas pela Ronda Escolar e o Promuse (Programa Mulher Segura), que realizou 57 fiscalizações e atingiu um público de 598 pessoas com palestras durante a Campanha Agosto Lilás.

Policiais militares em ação – Foto: Arquivo/Jornal da Nova

Ao fazer um análise envolvendo todos os setores de atuação, o comandante Macedo acredita que os excelentes resultados podem ser creditados ao empenho de todo efetivo do batalhão, que não tem medido esforços para realizar um grande trabalho à comunidade do Vale do Ivinhema.

Os dados são referentes à área de atuação do 8º BPM, compreendendo os municípios de Nova Andradina, Batayporã, Taquarussu, Ivinhema, Angélica, Novo Horizonte do Sul e dos distritos, Nova Casa Verde, Vila Amandina e Ipezal.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE