Em 10 equipes, Energisa faz arrastão no combate ao 'gato' em Fátima do Sul - PORTAL ANGÉLICA - Seu Portal de Notícias

26º min
38º min


Em 10 equipes, Energisa faz arrastão no combate ao 'gato' em Fátima do Sul

A operação aconteceu em residências e estabelecimentos comerciais de Fátima do Sul e envolveu 10 equipes da distribuidora.

Publicado em: 08/11/2018 às 16h33

- fatimanews

Foto: Reprodução/Fátima News

A Energisa participou junto com a Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (8/11) de mais uma ação de combate ao furto de energia no interior do estado. A operação aconteceu em residências e estabelecimentos comerciais de Fátima do Sul e envolveu 10 equipes da distribuidora.

As inspeções são realizadas com base em informações do sistema inteligente de combate a perdas da companhia que monitora constantemente o comportamento de consumo dos clientes, bem como qualquer violação no sistema de medição.

A pena para quem comete a fraude varia de 2 a 8 anos e para quem é beneficiado pela fraude, de 1 a 4 anos. Ao longo do dia, a ação continuará sendo realizada, e irá abranger novos bairros.

O gerente da Área de Combate às Perdas da Energisa, Ercilio Diniz Flores, explica que as fraudes comprometem a confiabilidade e qualidade da rede de distribuição de energia, e provocam uma concorrência desleal para aquele comércio que se beneficia. Além disso, a ação visa reduzir os custos que essas irregularidades geram para o consumidor. “Queremos reduzir os prejuízos para os nossos clientes. A sociedade não aceita mais esse tipo de prática. Hoje, há um impacto de 4% na conta de luz dos clientes por conta do furto de energia. Esse aumento já chegou a 7%”, afirmou.

A concessionária atua em todo o estado no combate a furtos de energia, uma obrigação regulatória determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além de ser crime e gerar impacto nas tarifas de clientes regulares, as ligações clandestinas oferecem riscos à população já que podem ocasionar acidentes com choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios.

Para denúncias, o cliente deve sempre entrar em contato com a Energisa pelo 0800 722 7272.