Autora de poema que caiu no Enem resolve questão indicando como fugir de erro na interpretação - PORTAL ANGÉLICA - Seu Portal de Notícias

26º min
38º min


Autora de poema que caiu no Enem resolve questão indicando como fugir de erro na interpretação

Angélica Freitas, autora do livro 'Um útero é do tamanho de um punho', comentou ainda o tema da redação: "saída está com o 'usuário’: usar menos as redes ou sair delas completamente".

Publicado em: 08/11/2018 às 16h45

- g1

Foto: Bianca de Sá

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 do último domingo (4), uma pergunta pode ter causado dúvidas a estudantes que resolveram a questão: era o poema "Uma mulher de vermelho", de Angélica Freitas, do livro "Um útero é do tamanho de um punho".

Enem 2018 - Prova Amarela - Pergunta 26 — Foto: Reprodução

O poema fala de uma mulher que está vestida de vermelho e como ela é vista. Segundo a autora, a resposta correta é a alternativa que fala sobre "tentativa de estabelecer preceitos da psicologia feminina".

"A alternativa A estaria certa se pensássemos no poema em si. Mas a pergunta era a partir do “eu lírico”, explica a autora.

 
Quem está falando no poema é um homem que vê uma mulher com um vestido vermelho. Ele pensa que ela se vestiu assim porque quer chamar a atenção dele. Então a alternativa correta seria mesmo a C, ele estabeleceu preceitos da psicologia feminina"
— Angélica Freitas

Ler para entender outras realidades

Conhecendo o estilo da prova, a poeta não recebeu com surpresa a inclusão de um texto seu no exame. "Lembro que no ano passado caiu uma letra dos Racionais e algumas pessoas criticaram, porque RAP não é “cânone”. Quando soube que “Mulher de vermelho” caiu na prova, não me surpreendi, achei que fazia parte de uma tendência do Enem de trazer autores e autoras mais recentes, que falam sobre a situação do país", aponta a poeta.